top of page

O que a TV revela sobre nossas escolhas

  • Foto do escritor: espacostim
    espacostim
  • 21 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Hoje é o Dia Mundial da Televisão e, curiosamente, o meu convite é para lermos mais. Sim, eu também gosto da tela e reconheço a importância que a TV tem na vida de todos nós. Ela faz parte da nossa história. A primeira demonstração pública de um sistema de televisão aconteceu em 1926, com John Logie Baird. No Brasil, a TV Tupi inaugurou as transmissões em 1950. Na minha casa, porém, o aparelho só chegou por volta de 1964. Éramos uma das poucas famílias da rua com televisão e lembro do movimento gostoso dos vizinhos entrando para assistir juntos.

Mas por que, então, o convite para ler mais? Porque precisamos ampliar nossas referências se quisermos desenvolver senso crítico. Informação é essencial, mas a instrução nos permite escolher com consistência. É ela que nos ajuda a reconhecer o que faz bem e o que só ocupa espaço.

Como anda a sua programação? O que você está oferecendo para a sua mente? São conteúdos que te alegram, te estimulam ou te deixam agitado e de mau humor?

A minha indicação de leitura é “Teoria da Escolha”, de William Glasser. Elas nos acompanham o tempo todo e só conseguimos fazê-las de forma consciente quando desenvolvemos autoconhecimento. É nesse espaço interno que identificamos o que realmente atende às nossas necessidades básicas.

Se você quer organizar melhor suas escolhas, pode começar conversando comigo. E agora deixo a pergunta que talvez valha o seu dia: o que você tem consumido que realmente te nutre?


Comentários


© 2022 por Espaço Stim

bottom of page