O sentido do autocuidado na vida
- espacostim

- 3 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de out.
Hoje escrevo inspirada em minhas amigas que enfrentam diferentes manifestações do câncer. Elas me lembram, todos os dias, que o cuidado não pode ser lembrado apenas em Outubro Rosa, mas precisa ser parte da nossa vida inteira. Quero que você saiba que pode contar com meu apoio e com meu afeto nesse caminho.
Autocuidado não é vaidade. É um ato profundo de respeito à vida que recebemos, ao presente que nos foi dado quando chegamos ao mundo. É também respeito por nós mesmos.
Cada um de nós tem um propósito único em existir. Quando um desafio de saúde surge, se estamos atentos e realizamos exames preventivos, conseguimos dimensioná-lo melhor. E, com o acompanhamento médico, encontramos caminhos mais claros para lidar com o que se apresenta.
Não devemos sentir vergonha quando um diagnóstico nos alcança. A vergonha nos isola e pode nos impedir de aceitar a ajuda de quem está disposto a estar por perto. Cada história é única, cada organismo responde de forma diferente, e é por isso que o apoio é tão necessário.
Uma rede de apoio nos ajuda a atravessar esse período que exige tanto de nós. Ela fortalece, acolhe e nos lembra que não precisamos caminhar sozinhos.
Hoje compartilho a imagem da entrada do meu espaço de atendimento, decorada de rosa, como um convite. Um convite para que você também olhe para si, para que se escute com mais atenção, para que perceba os sinais que a vida lhe envia.
E eu deixo uma pergunta para você refletir: de que forma você tem honrado a vida que recebeu, cuidando do que é mais precioso em você?






Comentários