top of page

Autocuidado no trabalho: um hábito pode evitar problemas

  • Foto do escritor: espacostim
    espacostim
  • 28 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de abr.


A data de 28 de fevereiro é o Dia Mundial da LER/DORT. Mas, antes de tudo, vamos começar entendendo essas siglas:


LER – Lesão por Esforço Repetitivo

DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho


Meu primeiro trabalho como educadora física foi na área de Ginástica Laboral, em uma indústria têxtil. Na foto, sou eu ministrando uma aula no programa que desenvolvi de prevenção para evitar o surgimento dessas doenças ocupacionais.


De modo geral, 80% da população terá algum problema na coluna ao longo da vida. Mas, com o avanço da informatização e o aumento do tempo sentado no trabalho, principalmente entre bancários – os primeiros mais afetados, a década de 1990 viu um crescimento expressivo dos casos de LER/DORT. Isso levou a afastamentos tão frequentes quanto os causados por problemas na coluna.


A saúde do corpo e da mente caminham juntas. O estresse e outros fatores psíquicos também podem influenciar no desenvolvimento dessas condições. Por isso, o autocuidado é essencial! 


Pequenos hábitos fazem a diferença: boas práticas ergonômicas, pausas ativas e uma parceria entre colaboradores e o setor de Segurança e Medicina do Trabalho são fundamentais para um ambiente mais saudável.


E já que estamos no clima de Carnaval, você sabia que músicos, especialmente percussionistas, também podem desenvolver LER/DORT? Para prevenir, é possível programar pausas estratégicas ou até mesmo criar uma playlist equilibrada, que alterne o esforço entre os integrantes da banda.

Cuidar do corpo é um compromisso diário. Como você tem praticado o autocuidado no seu trabalho?

Grata pela atenção!

Comentários


© 2022 por Espaço Stim

bottom of page